quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Área de Proteção Ambiental Alter do Chão

A APA Alter do Chão tem 16.180 hectares de extensão e inclui as comunidades de Alter do Chão, Caranazal, São Raimundo, São Pedro, Andirobal, Jatobá, Ponta de Pedras e São Sebastião.


Por que a APA?

As comunidades, organizações locais e a Prefeitura Municipal se mobilizaram para proteger as florestas, savanas (cerrados), a água e toda a natureza desta área especial que, por apresentar paisagens únicas e comunidades hospitaleiras, movimenta o turismo local, a economia regional e representa a principal fonte de renda para muitas famílias.

As ameaças a estas diferenciadas e frágeis características socioambientais são várias:

- desmatamento e ocupação ilegal de margens de lagos e igarapés;

- desmatamento de grandes áreas motivado por projetos agrícolas inadequados;

- crescimento da especulação imobiliária na região e crescimento urbano desordenado;

- ausência de saneamento básico e destinação incorreta de resíduos sólidos;

- contaminação e assoreamento das águas;

- perspectiva de ampliação das ameaças com o asfaltamento da BR163, construção do Complexo Hidrelétrico no rio Tapajós e a possível transformação de Santarém na capital do Estado do Tapajós.

Mas afinal, o que é uma APA?

A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que permite a permanência das populações humanas e o uso direto dos recursos naturais e outras atividades produtivas. O principal objetivo é a promoção do ordenamento territorial e da conservação ambiental, aliados a processos de desenvolvimento local apropriados, para que esta geração e as futuras continuem desfrutando de um meio ambiente equilibrado e de melhores condições de vida.

A valorização da cultura local e da diversidade cultural, na APA, é fundamental para o fortalecimento dos modos de vida tradicionais e a construção de alternativas sustentáveis de geração de renda e uso dos recursos naturais.

O que eu tenho a ver com a APA?

A participação popular, mais do que desejada, é necessária para que os objetivos da APA sejam alcançados. O Conselho Gestor da APA Alter do Chão está criado e nele estão representados os órgãos públicos, as comunidades, as organizações sociais e as entidades privadas. É neste espaço público onde são debatidos os desafios e as regras de uso são elaboradas. O Conselho é um espaço de negociação de interesses e é um importante espaço de exercício da cidadania.

Coma a APA vai funcionar?

O Plano de Manejo é um documento que será elaborado para planejar ações de curto, médio e longo prazo que permitam alcançar os objetivos da APA Alter do Chão. Além dos estudos técnicos e científicos é essencial a participação das comunidades, definindo o que, como e onde devem ser realizadas as ações e projetos.

O Conselho da APA tem alguns Grupos de Trabalho e o primeiro é o GT Mobilização, que está dando início ao planejamento participativo desta área protegida, com a elaboração de um Plano de Utilização que organizará as primeiras regras de uso e servirá de base para a elaboração do Plano de Manejo da APA.

Cada um tem muito a contribuir para garantir o que é de todos!

INFORME-SE, DIVULGUE E PARTICIPE!

Reuniões do Conselho Gestor a cada 15 dias em Ater do Chão


Entre em contato com a APA: apaalterdochao@gmail.com

2 comentários:

  1. A proxima reuniao do Conselho da APA vai acontecer no dia 17 de novembro de 2011, as 19h no Centro de Convivencia do Idoso de Alter do Chao.

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem. Que bom poder ter encontrado este Blod de Alter do Chão. Muiot bonito o trabalho de vocês. Parabéns.

    ResponderExcluir